Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

R

RACK
É o sistema de organização de controle visual, que consiste num modelo de fácil consulta sobre tarifas, disponibilidades, ocupação, etc., utilizado especialmente pela recepção de hotéis.

RACK RATE (TARIFA DE BALCÃO)
São tarifas regulares publicadas do hotel.

RAFTING
São descidas de rios encachoeirados feitas em botes infláveis (SÃO PAULO, s.d.).

RECEPCION DESK
É o balcão da recepção.

RECEPCIONISTA
É o funcionário encarregado de fazer todo o procedimento de entrada e saída dos hóspedes, a organização burocrática do setor e o atendimento e informações aos hóspedes durante sua estada.

RECEPTIVO
É o adjetivo relativo aos locais que recebem turistas ou às empresas e serviços prestados por eles no local de visitação (ex.: núcleo receptivo) (SÃO PAULO, s.d.).

RECEPÇÃO
É o setor responsável pelos registros de entrada e saída do hóspede, sendo o principal setor de contato com o hóspede durante sua estada.

RECIFES
Formações que aparecem próximas à costa. Os recifes podem ser classificados segundo a sua origem em recifes de arenito e recifes de coral. Os recifes podem se posicionar de várias formas: em frania; em barreira; e em círculo ou _atol. Os recifes de coral também chamados de biológicos são formados em grande parte a partir da segregação de substâncias calcárias por parte de animais celenterados (medusas, anêmonas do mar e grupos afins), que vai se acumulando na rocha base à medida que estes animais crescem e se extinguem, deixando, então, as suas estruturas calcárias solidamente aderidas á rocha.

RECREAÇÃO
São "... atividades realizadas durante o tempo de lazer e que visam à recuperação do desgaste psico-físico provocado pelas atividades profissionais." (CONGRÉS DE L'AIEST, 31°. 1981).

RECURSOS
Aspectos do ambiente natural que facilitam a satisfação das necessidades humanas e o alcance dos objetivos sociais. Qualquer coisa que seja útil para algo.

RECURSOS ARQUEOLÓGICOS OU SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
São todos os lugares onde se encontram monumentos e objetos que representam vestígios e registros da vida e da cultura de tempos passados.

RECURSOS DE HERANÇA CULTURAL
São os recursos que resultam do desenvolvimento das atividades humanas e compreendem o conjunto de manifestações culturais, materiais ou espirituais de um país, de uma região ou de um local, como, por exemplo, os monumentos históricos, os sítios arqueológicos, o folclore, o artesanato, a gastronomia.

RECURSOS NATURAIS
Em sentido amplo, são bens procedentes da natureza não transformada pelo homem, entre os quais se incluem o ar, a água, a paisagem, a vida selvagem, enquanto são capazes de satisfazer as necessidades humanas.

RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS
Recursos cuja quantidade física não aumenta de forma significativa com o passar do tempo, tendendo a diminuir na medida de seu uso.

RECURSOS RENOVÁVEIS
Recursos que estão disponíveis com distintos intervalos de tempo. O uso das fontes naturais não diminui a disponibilidade futura sempre que a taxa de consumo não exceda a de geração do recurso.

RECURSOS TURÍSTICOS CULTURAIS
São os recursos que resultam do desenvolvimento das atividades humanas e compreendem o conjunto de manifestações culturais, materiais ou espirituais de um país, região ou local (EMBRATUR, 1992).

RECURSOS TURÍSTICOS NATURAIS
São os recursos que estão distribuídos no espaço geográfico e que constituem aquilo que se convencionou chamar de paisagem, identificados ou qualificados como de valor para uso turístico (EMBRATUR, 1992).

REFERRAL ORGANIZATION
São associações de hotéis independentes, controladas pelos mesmos, que rateiam as despesas de escritório, propaganda, promoção de vendas e central de reservas. Também denominadas cadeias voluntárias, que servem de referência e padrão de qualidade ao público, mas onde o hoteleiro fica independente e conserva a autonomia de gestão de seu empreendimento. De origem sobretudo francesa, como as cadeias France Accueil Hotels, Relais et Chateaux, a noção de cadeia voluntária se estruturou também em outros países, como a Best Western ou a Leading Hotels of the World.

REFLORESTAMENTO
Replantio da floresta derrubada anteriormente com espécies nativas; restauração da cobertura vegetal arbórea original de uma área desflorestada.

RELAIS
É a designação dada, na França, à localização de certos hotéis e restaurantes em importantes cruzamentos rodoviários ou de ligação de ferrovias com rodovias.

RELATÓRIO DE OCUPAÇÃO
É o relatório diário que demonstra a situação de cada UH, contendo informações como: nome do hóspede, número de hóspedes na UH, vago, manutenção ou limpeza.

RELAÇÕES SOCIAIS
São as interações que se produzem entre as pessoas e os grupos, ou entre pessoas com outras pessoas, ou entre grupos; algumas interações podem ser permanentes, periódicas, episódicas, amistosas, negativas ou destrutivas. Todos os grupos podem constituir relações sociais, mas nem toda relação social leva à formação de grupos. Vista assim, a interação social no contexto das relações sociais, é uma contínua negociação entre as pessoas (atores sociais), podendo haver rupturas, crises, tentativas de compensação e de resolução de problemas (LANGDON,1996).

RELEVO
Diversidade de aspectos da superfície terrestre: - Terras Planas Baixas - planícies Elevadas - planaltos - Terras Acidentadas Pouco acidentadas - onduladas muito acidentadas - montanhosas

RELIGIOSO
Refere-se ao grande deslocamento de peregrinos, portanto turistas potenciais, que se destinam a centros religiosos, motivados pela fé em distintas crenças. Este tipo de demanda tem características únicas levando-se, por isso, alguns autores a não considerá-lo nos estudos de Turismo. Mas, em nosso entendimento, conforme já referido, esses peregrinos assumem um comportamento de consumo turístico, pois utilizam equipamentos e serviços com uma estrutura de gastos semelhante à dos turistas reais. A variável de permanência, no caso, estará intimamente ligada ao tempo de duração das cerimônias, ritos e celebrações religiosos.

RELIGIÃO
É uma das mais antigas manifestações do pensamento, onde as pessoas postulam a existência de um meio ambiente invisível em pé de igualdade com o mundo visível embora não possa ser evidenciado da mesma maneira. Nas religiões as pessoas evocam seres, forças, lugares sagrados e uma força superior misteriosa que chamam conforme o caso de Deus, Espírito, Anjo, Demônio, enfim, uma força que pode determinar e dominar o mal e o bem, assim como salvar e encaminhar a "alma" de uma pessoa após sua morte.

REPOVOAMENTO
Replantio com espécies exóticas em local onde anteriormente existia uma floresta. No Brasil, os repovoamentos mais comuns são os de Eucalipto e de Pinus.

RESERVA COM DEPÓSITO
É a reserva feita em hotel cujo pagamento por ao menos uma noite já foi recebido. O hotel deve, então, manter o quarto pela primeira noite, independentemente do horário que o hóspede chegue.

RESERVA DO PATRIMÔNIO MUNDIAL
Não constituem novas áreas protegidas, mas apenas um reconhecimento internacional das que já existem de alguma forma, satisfazendo os requisitos estabelecidos em convenções como as da UNESCO. No Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu foi reconhecido como tal.

RESERVA GARANTIDA
É a reserva de hotel que o hóspede concorda em pagar independentemente de ser ou não utilizada. Seu pagamento deve ser garantido por uma empresa ou agente de viagem que tenha relações de crédito com o hotel, ou por pré-pagamento.

RESERVAS DA BIOSFERA
Cujo objetivo é conciliar a preservação de habitats naturais com os interesses humanos, através de uma convivência harmoniosa do homem com o seu meio natural. As Reservas da Biosfera podem incluir vários Biomas e Ecossistemas como Florestas, Zonas Úmidas (pântanos, manguezais, recifes de coral), e constituem- se em grandes áreas em escala regional, nacional e até internacional. Consideram as formas de vida tradicionais dos habitantes nativos como integradas ao ambiente, além de se preocuparem com as formas de convivência de novas populações que se estabelecem nestes locais. No Brasil, em 1991, foi criada a primeira Reserva da Biosfera da Floresta Atlântica

RESIDENCE SERVICES OU CONDOMÍNIOS
São grupos de casas ou apartamentos de propriedade individual, mas que partilham instalações comuns (elevadores e demais construções) e áreas comunitárias (entradas, escadas etc.). A responsabilidade pela manutenção e segurança é coletiva e esses, bem como outros serviços - incluindo o aluguel para turistas - podem ser operados por companhias administradoras. No Brasil, denominam-se flats ou apart-hotéis. Geralmente, possuem vários cômodos, cozinha equipada, serviços de hotel, como arrumação e A&B. Suas unidades normalmente são vendidas a investidores individuais. Podem ser operadas em conjunto (pool) por companhias administradoras. Podem ocorrer em "tempo compartilhado" (time-sharing).

RESORT HOTEL
É um hotel situado em zona turística de forte demanda sazonal.

RESORTS
hotéis situados fora das áreas metropolitanas, em áreas especialmente aprazíveis, com atividades especiais de recreação para hóspedes de lazer. Essas instalações podem incluir balneários aproveitando as paisagens da região e os recursos naturais, como é o caso do Club Mediterranée - Itaparica e Rio das Pedras, da Pousada do Rio Quente, do Blue Tree Cabo de Santo Agostinho etc. Há, também outro tipo de centros de férias totalmente artificiais, construídos pela mão do homem como a Disneyland ou a Disney World. São numerosos à beira-mar, mas ocorrem também à beira de lagos, rios, na serra, nas altas montanhas e na região rural. Podem ter de 10 a 250 ou mesmo 1.000 UHs. De formas arquitetônicas variáveis, têm sistemas de refeições geralmente na base de pensão completa ou meia-pensão. São usuais piscinas, jardins, grandes espaços de natureza, onde são oferecidas diversões e esportes diversos.

RESTINGA
Ilha alongada, faixa ou língua de areia depositada paralelamente ao litoral devido ao mecanismo de construção e destruição exercido pelo mar.

RETROALIMENTAÇÃO OU FEEDBACK
É o processo pelo qual se produzem modificações em planejamentos, em programas, em projetos ou em ações a partir do efeito produzido pela ação executiva, avaliada e medida por meio do acompanhamento. É um processo contínuo de ação e de avaliação.

REVALIDAÇÃO
É o ato de prolongar a validade de bilhete ou qualquer outro documento de passagem.

RIO CÊNICO
Que tem por objetivo de manejo a manutenção de parte ou de todo um rio, suas margens e panoramas em estado natural ou semi-natural, proporcionando uso recreativo e educativo. O tamanho da área está, acima de tudo, relacionado à topografia e características da rede hidrográfica objeto de proteção.

ROOM
É a denominação de uma Unidade Habitacional (UH).

ROOM RACK
É o móvel onde são colocadas em pequenas tiras de papel as principais informações das UHs, utilizando-se cores para representar as diversas situações: ocupado, disponível, em limpeza ou manutenção.

ROOMING LIST
É a lista de apartamentos com os nomes e distribuição dos ocupantes.

ROOMING LIST
É a lista de nomes encaminhada pelo comprador para ocupar as acomodações previamente reservadas.

ROUND TRIP (RT)
E o percurso de ida e volta, designado para a construção tarifária de um bilhete aéreo.

ROUPARIA DE ANDAR
É o espaço físico existente em cada andar, no qual é armazenado o estoque de enxoval referente aquele andar.

ROUPARIA GERAL/CENTRAL
É o espaço físico localizado quase sempre no piso subterrâneo ou térreo próximo a lavanderia, onde ficam armazenadas as roupas vindas da lavanderia que, posteriormente, serão distribuídas e encaminhadas para as rouparias de andar.

RÉCHAUD
É um utensílio, tipo fogareiro, que serve para manter o alimento quente, no buffet, nos aparadores, no Guéridon ou na mesa do cliente.

Fim do conteúdo da página