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<b>Autor: </b>Dione Rossi Farias - <b>Instituição: </b>Universidade Federal de Santa Maria

Reflexões sobre a abordagem da geografia nos cursos de graduação em turismo do estado do RS, Brasil - 2006

Autor: Dione Rossi Farias

Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

Nome do Curso: Geografia

Orientador: Waterloo Pereira Filho

Banca Examinadora: Eduardo Schiavone Cardoso

Biblioteca Depositária:

Resumo:

A educação é um preparo para o indivíduo exercer sua cidadania e qualificar-se para o trabalho, desenvolvida, principalmente, através do ensino, portanto, as instituições de ensino superior criam o currículo de cada curso, especificando as unidades e campos de estudo a serem ministrados. Neste sentido, os cursos de graduação em Turismo contemplam sua organização curricular com estudos relacionados a conteúdos básicos, específicos e teóricopráticos, onde a Geografia se insere no eixo básico de formação, enquanto ciência que estuda os indivíduos e a natureza. As disciplinas de Geografia correspondem a um conjunto de saberes a partir de uma seleção de conteúdos, assim, a pesquisa ressaltou a especificidade da Geografia do Turismo, ou seja, procurou especificar as temáticas expressas pelas concepções teóricas que sustentam o atual ensino de Geografia nos cursos superiores de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tal, este trabalho caracterizou as disciplinas ofertadas, além de identificar os enfoques t eóricos e a abordagem, avaliando se esta é compatível com proposta generalista de formação para o Bacharel em Turismo. O recurso metodológico usado foi a análise de conteúdo, sob a modalidade de análise temática. A pesquisa é de caráter exploratório e utilizou-se da abordagem qualitativa. Os resultados foram analisados e discutidos em quatorze categorias e respectivas unidades de significado. Constatou-se que a Geografia nos cursos de Turismo do RS não é tratada somente como um objeto para localização no espaço, mas principalmente como um processo social, reflexo da articulação das relações de troca entre sociedade e natureza, as quais produzem o turismo e seus desdobramentos. As abordagens expressas pelas categorias temáticas são elementos que constituem o espaço geográfico tanto do ponto de vista social como natural e, sob o ponto de vista do predomínio de uma Geografia Geral de abordagem social, pode-se inferir que a formação generalista proposta para o Bacharel em Turismo, conforme as Diretrizes Curriculares do ano de 2003, é contemplada somente por alguns cursos que oferecem conteúdos variados. Concluiu-se que não há um conteúdo mínimo de referência de Geografia para os cursos superiores de Turismo do RS

 

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