Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

I

IATA (INTERNATIONAL AIR TRANSPORT ASSOCIATION)
1. É a organização criada por companhias aéreas regulares para uniformizar os procedimentos de regulamentação e tarifas, disciplinando a atuação das empresas do segmento. 2. É o órgão internacional que estabelece tarifas e outras disposições sobre o transporte internacional, dividiu o globo terrestre em 3 grandes áreas (ver áreas IATA).

ICAO (INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION
E o órgão internacional que organiza e coordena o transporte aéreo civil internacional, encorajando e facilitando o desenvolvimento das Cias. Aéreas e Aeroportos, promovendo a segurança e eficiência dos vôos.

ICTIOFAUNA
Totalidade das espécies de peixe de uma região.

IDENTIDADE
É um conjunto de características partilhados pelos membros de um grupo que permite a identificação e a diferenciação das pessoas no interior deste grupo em relação a outros grupos. A identidade gera um princípio de coesão interiorizado por uma pessoa ou por todo um grupo, porém esta identidade nunca está definida totalmente.

IDEOLOGIA
É um conjunto de valores e idéias que informam sobre o ethos (atmosfera ética) de uma sociedade ou grupo. Para DUMONT (1975) a ideologia do antropólogo é individualista e a das sociedades que ele estuda é holista.

IMPACTO
No campo do turismo, diz respeito a qualquer alteração, positiva ou negativa, de uma dada situação (SAO PAULO, s.d.).

IMPACTO
Entende-se por impacto o efeito positivo ou negativo que uma determinada atuação produz nos elementos do meio ou nas unidades ambientais (CEOTMA, 1984 ). Efeito que uma determinada atuação produz nos elementos do meio ou nas unidades ambi-entais, podendo ser benéfico ou prejudicial.

IMPACTO AMBIENTAL
É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou por energia resultante das atividades humanas que, direta e indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as espécies de plantas e animais; as atividades sociais e econômicas; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.

IMPACTO DO TURISMO
É constituído pela gama de modificações ou pela seqüência de eventos provocados pelo processo de desenvolvimento turístico nas localidades. As variáveis que provocam os impactos têm natureza, intensidade, direções e magnitudes diversas, porém os resultados interagem e são geralmente irreversíveis quando ocorrem no meio ambiente natural. Eles têm origem em um processo de mudança e não constituem eventos pontuais resultantes de uma causa específica, como por exemplo, um equipamento turístico ou um serviço.

IMPACTO SOCIOECONÔMICO
É constituído pelos efeitos positivos ou negativos que possam advir de um processo de mudança em uma comunidade, a partir de ações com vistas a diversificar e a fomentar o desenvolvimento social econômico.

INCLUSIVE TOUR CHARTER
É um termo da indústria de viagens para uma viagem na qual o transporte básico é por aeronave charterizada.

INCLUSIVE TOUR, PACKAGE TOUR (PACOTE TURÍSTICO)
Viagem planejada, prepara e cotizada pelas operadoras, com tarifa confidencial, que inclui todos os elementos de um itinerário, usualmente tornando o desnecessário ao passageiro gastar dinheiro em qualquer item, exceto extras pessoais, durante seu transcorrer. Tem um programa impresso, o folder (ou folheto), comissiona o agente de viagens por sua comercialização, obriga o cumprimento de todas as datas de vôo, estada, etc.

INDICADOR, ÍNDICE
Variável que assinala a ou condição de um fenômeno que não pode ser medido diretamente.

INF (INFANT)
É a designação da situação de "colo" para efeito de tarifação transporte aéreo. Corresponde a faixa etária de 0 a 2 anos incompletos.

INFRA-ESTRUTURA BÁSICA
É o conjunto de obras de instalações de estrutura física de base que criam condições para o desenvolvimento de uma unidade turística, tais como sistema de transportes, comunicações e serviços urbanos (redes de abastecimento de água, luz, esgoto, limpeza pública).

INFRA-ESTRUTURA TURÍSTICA
É o conjunto de obras e de instalações de estrutura física e de serviços urbanos básicos que dão suporte ao desenvolvimento da atividade turística em determinada área. São exemplos de Infra-estrutura Turística: sistema de transportes e de comunicações, hotéis, locadoras, posto de informações, bares e restaurantes, entretenimento, etc

INFRA-ESTRUTURA URBANA
É o sistema formado pelas redes de instalações para atender ás funções urbanas de circulação (sistema viário), comunicação (sistema de comunicação), suprimento de energia (sistema energético) e saneamento básico (sistema de saneamento). a) Sistema Viário Urbano: Conjunto das vias de circulação intra-urbana; b) Sistema Viário Urbano-Regional: Conjunto das vias de circulação interurbana: rodovias, ferrovias, hidrovias, aerovias; c) Sistema de Comunicação: Conjunto formado pela rede de telefonia e de sinais televisivos; d) Sistema Energético: Conjunto formado pelas redes de energia predominantemente utilizadas na cidade: eletricidade e gás; e) Sistema de Saneamento: Conjunto formado pelas redes de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário (ou efluentes líquidos domésticos), de drenagem de águas pluviais e de monitoramento de resíduos (coleta, tratamento e disposição final do lixo).

INSTABILIDADE
A estabilidade de um solo é uma qualidade que expressa sua maior ou menor tendência a permanecer in situ. Por analogia, a instabilidade pode ser definida como a tendência ao deslocamento gravitacional (movimento de massa), ou grau de suscetibilidade ao movimento, quando há uma ruptura numa massa de terreno submetida a esforços superiores à sua resistência ao corte. Entre os efeitos mais conhecidos podem ser citados as avalanches e os deslizamentos de massas de terra.

INTANGÍVEL
Recursos produtivos que não podem ser diretamente quantificados ou, se quantificáveis, não podem ser avaliados por mecanismos de mercado. Normalmente os valores intangíveis provêm de aspectos científicos, estéticos, históricos, educativos ou recreativos do ambiente natural.

INTERDISCIPLINAR
Enfoque que integra dois ou mais processos ou pontos de vista científicos na resolução de um problema comum.

INTERDISICPLINARIDADE
É a prática de pesquisa/reflexão/atuação envolvendo duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento (SÃO PAULO, s.d.).

INTERFACE
Fronteira de contato entre duas áreas, em que não há uma zona de transição.

INTRÍNSECO
Qualquer recurso, caráter ou propriedade de origem natural em contraste com os recursos de origem humana (Recursos Extrínsecos).

INUNDABILIDADE
É o risco de inundação de uma determinada área. Geralmente ocorre quando um curso d'água recebe uma quantidade de água superior à sua capacidade de armazenamento e drenagem, acarretando no seu transbordamento em direção aos terrenos adjacentes mais baixos.

INVENTÁRIO
É o levantamento periódico de para uma viagem na qual o transporte básico bens ou mercadorias de diversos setores do hotel.

INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA
1. É o levantamento do conjunto dos recursos turísticos de uma determinada região, visando a correta ordenação e exploração do território, de forma a otimizar a utilização de seus recursos naturais e da oferta turística em geral (EMBRATUR, 1992). 2. É o processo pelo qual se registra o conjunto dos atrativos turísticos, dos equipamentos e serviços turísticos, da infra-estrutura de apoio turístico de uma determinada região, visando á correta ordenação e exploração do território, de forma a otimizar a utilização de seus recursos naturais e culturais.

INVENTÁRIO, PROSPECÇÃO
Mapa ou documento resultante de uma prospecção. Informação relativa aos elementos do meio dentro de uma determinada área.

Fim do conteúdo da página