Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Q

QUAD
É um quarto ocupado por quatro pessoas.

QUALIDADE
A qualidade de um meio é o grau de excelência deste para que sua essência e sua estrutura atual se conservem.

QUALIDADE AMBIENTAL: SEGUNDO RODRIGUES
É a capacidade relativa de um meio ambiente para satisfazer às necessidades e desejos deum indivíduo e sociedade. São parâmetros de qualidade ambiental a serem avaliados: a) Saneamento ambiental: disponibilidade, contaminação e qualidade d'água, efluentes locais, ar, conforto térmico; b) Estéti ambiental: beleza estética de elementos naturais e antropogênico; c) Tratamento c resíduos domésticos e industriais: reciclagem instalações operacionais; d) Valores cultura da relação homem-meio ambiente: grau cultura ecológica, apreciação social da percepção ambiental, respeito às normas e regras inerentes à estrutura e funcionamento dos ecossistemas.

QUALIDADE DA PAISAGEM
É o grau de excelência de suas características visuais, olfativas e auditivas. É o mérito para que sua essência, sua estrutura atual se conserve e não seja alterada ou destruída (CEOTMA, 1984).

QUALIDADE DE VIDA
Segundo RODRIGUES (1994 Com. pess.), é o grau de satisfação das necessidades materiais e espirituais de um indivíduo na sociedade. São parâmetros da qualidade de vida: a) Alimentarão e nutrição: consumo de calorias, saúde alimentar; b) Condições de vida: mortalidade geral e infantil, doenças mais comuns nas populações, riscos de enfermidades; c) Educarão: nível de escolaridade, analfabetismo, número de escolas, pessoal docente; d) Condições de trabalho: nível de renda, população economicamente ativa; e) Recreação: esportes, programas, espetáculos, férias e passeios; Seguranca: violência.

QUALIDADE DE VIDA
Medida do grau em que uma sociedade oferece a oportunidade real de desfrutar de todos os bens e serviços disponíveis no ambiente físico, social e cultural.

QUALIDADE ECOLÓGICA
Segundo RODRIGUES (1994 Com. pess.), é a capacidade dos geosistemas para funcionar adequadamente, garantindo a conservação e restabelecimento de suas propriedades originais e sua produtividade. Os parâmetros de qualidade ecológica a serem avaliados são: a) Funcionalidade: balanço de energia; matéria e informação; coerência; integridade; organização funcional; estados estáveis; capacidade de regulação e recuperação, cumprimento das funções geoecológicas; b) Potencial: biogeodiversidade; grau de degradação; ocorrência de processos negativos; conservação do patrimônio natural; alteração de potenciais; c) Uso apropriado de recursos: relação uso-potencial; tipo e intensidade de impacto; capacidade de carga; potencial e real; qualidade de manejo e gestão; aplicações tecnológicas; retorno de benefícios), à sociedade.

Fim do conteúdo da página