Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

S

SACO
É um tipo de reentrância do litoral caracterizada pela estreiteza da entrada e pela abertura da parte interior.

SAFÁRI FOTOGRÁFICO
É a viagem cujo objetivo principal é a realização de fotografias (SÃO PAULO, s.d.).

SAZONALIDADE
É a característica da atividade turística que consiste na concentração das viagens em períodos determinados (férias, feriados prolongados) e para o mesmo tipo de região (verão - praia; inverno - montanha/ interior); alta e baixa temporada (SÃO PAULO, s.d.).

SEDIMENTAÇÃO
É o fenômeno que envolve o transporte dos materiais desagregados até os locais onde formarão depósitos superficiais.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
É a distribuição do mercado em grupos homogêneos em função de algumas características que identificam seus componentes (EMBRATUR, 1992).

SEGMENTO DE MERCADO
É o conjunto de consumidores com características comuns (ex.: terceira idade) ou ainda subdivisão do mercado por atividades (ex.: turismo de negócios, científico, ecoturismo) (SÃO PAULO, s.d.), serviços turísticos, atrações, acessos e facilidades colocados no mercado, à disposição dos turistas, em conjunto ou individualmente, visando atender suas necessidades, solicitações ou desejos (EMBRATUR, 1992).

SELVAGEM
Qualquer espécie não doméstica.

SERRA (CADEIA DE MONTANHAS)
Conjunto ou sucessão de montanhas que se ligam entre si e apresentam a mesma composição geológica e o mesmo modo de formação com estruturas comuns. Termo usado para descrever terrenos acidentados com fortes desníveis.

SERVIÇO DE BOA NOITE
É o serviço adotado em alguns hotéis, no qual a camareira do turno da tarde, entra na UH e prepara a cama para o hóspede dormir, devendo retirar a colcha e colocar o cobertor, revisar o banheiro trocando as toalhas, colocar bombom e cartão de boa-noite.

SERVIÇO LIMITADO (LIMITED SERVICE)
São os que têm poucas áreas sociais e de reuniões, pouco ou nenhum serviço de A&B (que é terceirizado ou nas proximidades). Ex.: Holiday Inn.

SIGNIFICAÇÃO
É um domínio da antropologia que permite construir sistemas mais ou menos conscientes de representações coletivas em um dado campo social. O sentido (isto é, as direções e as intencionalidades) destas representações, dependem deste campo social onde estão inseridos os grupos humanos e suas distintas culturas. Estas significações por sua vez quando ordenadas com um mínimo de classificação dos fenômenos e suas correspondências entre eles, formam uma visão de mundo que denominamos de ideologia.

SINERGIA
Ação combinada de dois ou mais agentes que é maior do que a soma das ações de cada um separadamente.

SINGLE
É a ocupação individual de unidade habitacional.

SINGLE (QUARTO DE SOLTEIRO)
É uma pessoa ocupando um quarto; uma cama simples.

SINGLE SUPPLEMENT
É a taxa extra para acomodação single numa viagem.

SISTEMA
Grupo de componentes que se inter-relacionam de tal forma que as mudanças de um componente podem afetar a alguns ou a todos os demais componentes.

SISTEMA DE TURISMO
É "... o conjunto de procedimentos e doutrinas, idéias ou princípios, logicamente ordenados e coesos, com a intenção de descrever o funcionamento da atividade turística como um todo" (BENI, 1987).

SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Abrange um elenco de categorias de manejo que proteja toda a diversidade de ecossistemas do país, bem como a diversidade de ambientes cênicos e de belezas naturais, o patrimônio genético, as espécies raras ou em perigo de extinção e outros aspectos naturais e culturais (MILANO, 1993).

SITIO
Unidade elementar que possui uma homogeneidade relativa em relação à geomorfologia, solo e vegetação.

SMALL LUXURYFIRST CLASS HOTEL
São os de estilo europeu, exclusivo. Ex.: L'Hôtel, em São Paulo.

SOCIEDADE
É uma palavra geral e abstrata, que na antropologia é utilizada para falar de grupos humanos numericamente relevantes e estáveis, onde se transmite uma cultura ou civilização. Não há civilização sem sociedade, sociedade sem história, sendo toda ela constituída por grupos (família, cidade ou aldeia, colégios, partidos políticos, etc.). Os grupos por sua vez possuem categorias hierárquicas tais como: pais e filhos, marido e esposa, avô e neto, quem decide e quem executa e assim por diante.

SOCIEDADES PÓS-INDUSTRIAIS
É o nome dado às formações sociais surgidas a partir da metade do século 20 (segundo alguns autores a partir da década de 70). São caracterizadas pela predominância do setor terciário (comércio e serviços) na formação do Produto Interno Bruto (PIB) de países ou regiões; pela concentração da população economicamente ativa (PEA) no setor terciário; e pelas novas tecnologias que afetaram os processos produtivos, administrativos, burocráticos e financeiros da economia pós-industrial.

SOLOS
É o suporte direto da maior parte das atividades humanas, entre elas a agricultura, a pecuária e a silvicultura

SOMMELIER / ESCANÇÃO
É o profissional de restaurante de luxo, cuja função consiste em recomendar, degustar, servir e garantir a boa qualidade e temperatura dos vinhos e outras bebidas.

SPA
Hotéis adaptados para oferecer tratamento intensivo de saúde, de beleza e lazer. Típico negócio impulsionado pela mudança de hábitos da sociedade e pela vaidade, o spa - nome derivado da cidade belga de Spa Francorchamps, famosa pelos seus centros de saúde, representa um novo filão para a hotelaria, que descobriu uma forma de superar o baixo movimento dos meses fora de temporada. Essa atividade surgiu em maior escala, nos Estados Unidos, por volta de 1980 e, daí veio ao Brasil, trazida pela empresária Ala Szerman que, em 1984, arrendou o hotel Jequitimar, no Guarujá, SP.

SPECIALIST ACCOMODATION
É denominada também de negócio parahoteleiro (parahotel business), setor de acomodação suplementar ou alternativo. Inclui tipos específicos de estabelecimentos, como Bed E Breakfast, casas de hóspedes, country inns, casas e mansões rurais, ranchos, fazendas, retiros selvagens ou junto à natureza, inns e boutique hotels, casas-barco e fazendas de cura (health farm.s). São geralmente instalações que fornecem pouca capacidade de hospedagem (menos de 25 quartos). Devem oferecer: a) interação pessoal entre os hóspedes e os hospedeiros, no que se refere a informações, alimentação, conversas, administração etc.; b) oportunidade especial ou vantagens para os hóspedes, na localização (por exemplo, uma fazenda num local selvagem), nas características do estabelecimento (e.g., uma construção antiga, de valor histórico), ou atividades oferecidas ao hóspede (e.g., cursos de artesanato ou observação da vida silvestre); e c) acomodação que é usualmente operada pelo proprietário e não parte de uma cadeia.

STAND-BY
É ficar na lista de espera para obter um lugar no avião.

STUDIO
É um quarto com cama conversível; que possui uma sala que pode ser transformada em quarto.

SUCESSÃO
Substituição progressiva de uma comunidade vegetal por outra em determinada área ou biótopo. Compreende todas as etapas, desde a colonização da vegetação pioneira até a formação vegetal clímax.

SUITE
É um ou mais quartos com uma sala anexa; combinação de dois ou mais quartos.

SUITE HOTEL
All suites

SUPERESTRUTURA TURÍSTICA
Refere-se à complexa organização que permite harmonizar a produção e a venda dos serviços turísticos, compondo-se das instituições públicas e privadas que exploram os equipamentos, a infra-estrutura de apoio, o processo e a comercialização do produto turístico (EMBRATUR,1992).

SUPERPOSIÇÃO
Técnica mediante a qual um mapa de uma área é colocado sobre um ou mais mapas da mesma área, com a finalidade de encontrar a distribuição espacial das combinações do mesmo.

SURFACEÉ o trecho de uma viagem feito por terra, utilizado no TKT para descrever a interrupção numa construção tarifárias.

SUSTENTABILIDADE
O termo, quando relacionado à questão do desenvolvimento, significa a ,racionalização do uso, a conservação e a proteção adequada dos recursos do patrimônio natural, ambiental e cultural, em harmonia com a sobrevivência humana e o bem-estar social, não apenas na atualidade, mas principalmente visando às gerações futuras.

SUSTENTABILIDADE
De acordo com CONSTANZA, Robert, sustentabilidade é definida como a relação entre os sistemas económicos dinâmicos e os sistemas ecológicos mais abrangentes, também dinâmicos, mas com mudanças mais vagarosas, na qual: a) a vida humana possa continuar indefinidamente; b) as individualidades humanas possam florescer; c) a cultura humana possa desenvolver-se; d) os efeitos das atividades humanas permaneçam dentro dos limites a fim de que não destruam a diversidade, complexidade e funções do sistema ecológico de suporte da vida.

SÍTIOS NATURAIS OU SANTUÁRIOS ECOLOGICOS
Em nível mundial várias áreas genericamente conhecidas com Sítios Naturais ou Santuários Ecológicos assumem designações especificas atribuídas por organismos internacionais como a UNESCO, de acordo com o tipo de ambiente natural ou ecossistema existente. Entre elas destacam-se as seguintes categorias: ESTRADA PARQUE, HABITATS DOS REBANHOS DOS GRANDES MAMIFEROS, MONUMENTO CULTURAL, RESERVA DO PATRIMÔNIO MUNDIAL, RESERVAS DA BIOSFERA, RIO CÊNICO, ZONAS UMIDAS.

Fim do conteúdo da página