Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

U

UNIDADE AMBIENTAL
Unidade homogênea tanto em suas características físicas como em seu comportamento ou resposta diante de determinadas situações ou estímulos exteriores.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
É uma área natural pública delimitada com fins de proteção ambiental; pode ser de uso direto e indireto, conforme grau de manipulação de seus recursos permi-tido pela legislação; definida em nível nacional, estadual ou municipal (ex.: parque nacional /estadual / municipal, estação ecológica, reserva florestal, etc.) (SAO PAULO, s.d.).

UNIDADE DE PAISAGEM
Divisões do território que são estabelecidas atendendo a características visuais ou gerais dos fatores considerados como definidores da paisagem (Unidade Ambiental).

UNIDADE HABITACIONAL
É o espaço, atingível a partir das áreas principais de circulação comuns do estabelecimento, destinado à utilização, pelo hóspede, para seu bem estar, higiene e repouso.

UNIDADE HABITACIONAL CONJUGADA
São as UHs situadas uma ao lado da outra, com portas internas de comunicação, possibilitando a locação em conjunto ou separado.

UNIDADE HABITACIONAL DOUBLE / CASAL
É a UH utilizada por duas pessoas em uma cama de casal.

UNIDADE HABITACIONAL SINGLE
É o quarto utilizado por apenas um hóspede.

UNIDADE MORFOLÓGICA TERRITORIAL
Terreno formado por um processo natural que tem uma composição definida e um conjunto de aspectos físicos e visuais que o caracterizam.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
"São porções do território nacional, incluindo as águas territoriais, com características naturais de relevante valor, de domínio público ou propriedade privada, legalmente instituídas pelo poder público, com objetivos e limites definidos, sob regimes especiais de administração e as quais se aplicam as garantias de proteção" (FUNATURA, 1989). A atual denominação Unidades de Conservação segue uma tendência internacional em substituição gradativa à antiga denominação Áreas Silvestres.

UNIDADES DE MANEJO PROVISÓRIO
Características: a) Proteção total dos recursos naturais porém em caráter provisório; b) Uso indireto dos recursos naturais, excetuada a utilização sustentável por parte das populações nativas; c) Manutenção dos ecossistemas em estado natural, aguardando definição de sua destinação. Categoria de manejo incluídas: Reserva de recursos naturais (ainda não criada oficialmente). Obs.: essa categoria atende à necessidade de preservar áreas naturais sobre as quais não existem informações suficientes para incluí-las em qualquer das demais categorias ou para destiná-las para outros fins.

UNIDADES DE MANEJO SUSTENTÁVEL
Características: a) Proteção dos recursos naturais em grau parcial; b) Uso direto sustentável de pelo menos parte dos recursos disponíveis. Categorias de manejo incluídas: a) Reserva de Fauna (ainda não criada oficialmente); b) Área de Proteção Ambiental; c) Floresta Nacional; d) Reserva Extrativista. Obs.: As categorias deste grupo visam conciliar a proteção dos recursos naturais com a sua utilização, complementando-se às categorias do primeiro grupo, e permitindo uma proteção permanente, ainda que parcial, de amplas extensões do território nacional, contribuindo, assim, para a conservação da diversidade biológica.

UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL
Características: a) Proteção integral dos atributos naturais; b) Uso somente indireto dos recursos naturais; c) Manutenção dos ecossistemas em estado natural com o mínimo indispensável de alteração. Categorias de manejo incluídas: a) Reserva Ecológica (corresponde às atuais Reserva Biológica e Estação Ecológica); b) Parque Nacional; c) Monumento Natural (ainda não criada oficialmente); d) Refúgio da Vida Silvestre (ainda não criada oficialmente). Obs.: é o mais restritivo dos grupos, pois visa preservar os processos naturais e a diversidade genética com a menor interferência antrópica possível. Só se admite o uso indireto dos recursos naturais e o manejo deve limitar-se ao mínimo indispensável às suas próprias finalidades.

UP GRADE
É a mudança de classe utilização de cartões de milhagem, sem taxa no avião por promoção ou por adicional pela troca.

UPGRADE
É a mudança para um tipo de serviço ou acomodação de classe superior (benefício utilizado estrategicamente, como um bônus ao cliente, por exemplo, em caso de overbooking, no hotel ou na viagem aérea).

URBANIZAÇÃO
É a relação entre crescimento populacional e adensamento urbano. (Segundo Davis Kingsleiv, 1977 A Urbanização da Humanidade: "Urbanização é a proporção da população concentrada em estabelecimentos urbanos ou o crescimento dessa proporção').

USO DO SOLO
Ocupação do solo por qualquer atividade.

USO MÚLTIPLO
São áreas de uso múltiplo aquelas em que se dá mais de um uso ao mesmo tempo. Ligados a esta expressão estão os conceitos de atividades compatíveis e incompatíveis.

Fim do conteúdo da página