Conhecer para colonizar/colonizar para conhecer: a natureza no discurso do ecoturismo
Autor: Ingrid Corrêa Strelow-Lima
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Nome do Curso: Mestrado em Educação
Orientador: Prof. Dra. Maria Lúcia Castagna Wortmann
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Estudo sobre as representações de ecoturismo ou turismo ecológico veiculadas em revistas brasileiras de notícias semanais ou mensais, notadamente nos anos de 1999 e 2000. As análises inserem-se no campo dos estudos culturais, reconhecendo a importância das representações, da linguagem e dos discursos na constituição de identidades culturais. Apresenta uma breve discussão sobre os discursos que circulam sobre a educação ambiental, a ecologia profunda, o desenvolvimento sustentável e a "aventura". Constata que os textos das revistas constantemente referem-se à aventura, monotonia, tecnologia, saúde e beleza, produzindo significados sobre a natureza no âmbito do ecoturismo ou do turismo ecológico. Conclui que os sujeitos "ecologicamente conscientes", "ecoturistas", "guias" e até "brasileiros" são constituídos de tal ou qual forma pela linguagem e nos discursos que incluem um determinado tempo e dentro de uma cultura.
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