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<b>Autor: </b>Flávia Roberta Costa - <b>Instituição: </b>Universidade de São Paulo

Turismo cultural e comunicação interpretativa: contribuição para uma proposta brasileira

Autor: Flávia Roberta Costa

Instituição: Universidade de São Paulo

Nome do Curso: Mestrado em Ciências da Comunicação

Orientador: Prof. Dr. Mário Jorge Pires

Banca Examinadora:

Biblioteca Depositária:

Resumo:

Pesquisa exploratória sobre turismo cultural e comunicação interpretativa. Apresenta a comunicação interpretativa, enfocando a teoria que fundamenta o desenvolvimento educativo em sítios naturais e patrimoniais em diversas partes do mundo - com destaque para a teoria e a prática norte-americana. Aborda o conceito da comunicação interpretativa, seus fundamentos cognitivos, o desenvolvimento histórico da atividade até a sua aplicação no Brasil atual. Contempla o fenômeno turístico cultural, de sua origem, a partir dos grand tours oitocentistas, a atual operacionalização dentro do formato estabelecido pelo turismo de massa tradicional. Propõe o aprofundamento de conceitos da comunicação interpretativa como forma de oferecer aos participantes experiências mais enriquecedoras do ponto de vista cognitivo. Conclui que o fenômeno turístico cultural, se baseado na filosofia interpretativa, pode transformar-se em uma atividade educativa e conservacionista.

 

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